9 Parques Que Adoramos em São Paulo/SP

Oi, pessoal! 

Estamos participando de mais uma blogagem coletiva (a gente adoraaa!) e dessa vez vamos contribuir com dicas de parques legais para passear aqui em São Paulo! Serão listados nove parques, mas a cidade conta com bem mais que isso, mais precisamente 110 (eu disse cento e dez!) parques municipais e estaduais! Alguns maiores, outros menores, outros mais populares, mas parque é parque, né? Uma opção de lazer gostosa, barata, que agrada toda a família e ainda nos aproxima da natureza!



Vamos à lista?

Parque da Aclimação

O parque fica localizado na zona central da cidade e tem uma área de 112.000 m².  Começou como Jardim da Aclimação e em 1986 foi tombado e se tornou, oficialmente, o Parque da Aclimação. Conta com quadras poliestportivas, lago com aves e peixes, playgrounds, concha acústica, jardim japonês, pista de cooper e muitas árvores! No entorno é possível estacionar nas diversas vagas de zona azul.

Endereço: Rua Muniz de Souza, 1119 - Aclimação
Funciona diariamente, das 6 às 22h
Telefone: (11) 3208-4042

Crédito de imagem para prefeitura.sp.gov.br


Parque do Carmo

Localizado na zona leste de São Paulo, mais precisamente no bairro de Itaquera. É bem grande, com uma área de 1.500.00! O parque também foi uma antiga fazenda e abriga muitas árvores e animais. Nesse parque ocorre anualmente a festa das cerejeiras, na época em que elas estão mais floridas, é bem bonito. Lá você vai encontrar quadras, ciclovia, pista de cooper, lagos, playgrounds, churrasqueiras, quiosques e o Museu do Meio Ambiente. Possui estacionamento.

Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951 - Itaquera
Funciona diariamente, das 5:30 às 20h
Telefone: (11) 2748-0010


Crédito de imagem para catracalivre.com.br


Horto Florestal

O Horto Florestal fica na Zona Norte de São Paulo e tem 174 hectares. É um lugar muito gostoso para passear em família e conta com playgrounds, pista de cooper, bicas de água potável e lagos. É lá também que fica o Museu Florestal e o Palácio de Verão do Governo do Estado. Faz muitos anos que não visito o Horto, mas quando fui, adorei! Tenho que levar meus filhos para conhecer!

Endereço: Rua do Horto, 931 - Tremembé
Funciona diariamente, das 8 às 19h
Telefone: (11) 2232-3117


Crédito de imagem para webadventureuol.uol.com.br


Parque do Ibirapuera

E chegou a vez do queridinho de São Paulo! Falar brevemente sobre esse parque chega a ser covardia, porque são tantas atividades e lugares para visitar dentro do nosso Ibira que fica difícil resumir tudo! São 1.584.000 m² de área com muitas e muitas árvores, ciclofaixa, aluguel de bicicletas, playgrounds, pista de cooper, a fonte multimídia, além da OCA, Museu Afro, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu de Arte Contemporânea (MAC) e Planetário. O parque do Ibirapuera foi inaugurado em 1954, com projeto de grandes arquitetos, entre eles Oscar Niemeyer. Há diversas vagas de estacionamento com zona azul.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana
Funciona diariamente das 5 às 0h
Telefone: (11) 5574-5045

Crédito de imagem para parquedoibirapuera.com.br


Parque da Independência

O Parque da Independência tem imenso valor histórico, já que em 1822 Dom Pedro I declarou a independência do Brasil, às margens do Riacho do Ipiranga. Conta com estacionamento, pista de cooper, playground e é bem famoso por ser pico de skatistas, graças à sua grande ladeira! É nesse parque que fica o Museu Paulista, que atualmente está fechado para reforma. Faz limite com o Museu de Zoologia.

Endereço: Avenida Nazaré, s/n - Ipiranga (logo no começo da avenida)
Funciona diariamente das 5 às 20h
Telefone: (11) 2273-7250


Crédito de imagem para prefeitura.sp.gov.br


Jardim Botânico

Eu adoro o Jardim Botânico de São Paulo! É um lugar realmente lindo, tanto que fiz meu ensaio gestante lá, as fotos ficaram lindas demais! O Jardim Botânico começou como um Orquidário, em 1928 e foi crescendo até chegar ao tamanho atual de 143 hectares. O parque é muito bonito e também conta com uma biblioteca e o Museu Botânico. A entrada é paga, R$5 a inteira.

Endereço: Av. Miguel Stéfano, 3687 - Água Funda
Funciona de terça à domingo, das 8 às 17h. Fecha às segundas. 
Telefone: (11) 5067-6000


Crédito de imagem para oquefazeremsaopaulo.com.br


Parque do Piqueri

O parque, localizado no bairro do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, possui área de 97.000 m². Antigamente era uma chácara, a Chácara do Piqueri, mas em 1972 se tornou definitivamente um parque. Possui muitas árvores, entre elas eucaliptos e bambuzais, além de fauna diversa, como sapos, peixes, aves e cágados. Você vai encontrar uma pista de cooper, playgrounds, quadras, lago, campo para bocha. Na lateral do parque é possível estacionar em vagas públicas, de graça.

Endereço: Rua Tuiuti, 515 - Tatuapé
Funciona diariamente das 6 às 18h
Telefone: (11) 2097-2213



Crédito de imagem para prefeitura.sp.gov.br


Parque Trianon

O parque, localizado no coração da Avenida Paulista, é um recanto de natureza no meio da selva de pedra. Não é muito grande, mas é suficiente para dar uma pausa da correria da cidade! Possui aparelhos de ginástica, playgrounds, além de esculturas espalhadas pelo parque. Quando posso, dou uma parada por lá, sozinha ou com meus filhos. Andando pelo parque o som dos carros começa a ser abafado de tal maneira que paramos de escutá-lo, nem parece que estamos num centro comercial tão importante! Meu filho adora esse parque e eu também!

Endereço: Rua Peixoto Gomide, 949 - Cerqueira Cesar 
Fica realmente próximo ao MASP e estação de metrô Trianon-Masp (linha verde)
Funciona diariamente das 6 às 18h
Telefone: (11) 3253-4973


Crédito de imagem para areasverdesdascidades.com.br


Parque Villa Lobos

Esse parque é um dos que mais gostamos na cidade! Ótimo para quem patina ou anda de skate, porque tem várias áreas com chão lisinho, além de ter uma ciclovia bem grande! Na porta do parque você pode alugar patins, bicicleta de todos os tamanhos e aquele carrinho que cabe a família toda, não sei o nome dele, rs, com volante e pedais. O Villa Lobos é bem grande, tem 732.000 m² e é uma excelente opção de lazer para toda família, já que também conta com playground, pista de cooper, quadras e campo de futebol. Possui estacionamento gratuito.

Endereço: Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros
Funciona diariamente, das 5:30 às 19h
Telefone: (11) 3023-0316


Crédito de imagem para timeout.com.br


E essa foi a nossa lista! Espero que tenham gostado e que aproveitem as dicas, é difícil escolher qual parque é o mais interessante, não é mesmo? 

Até a próxima e aproveite também para visitar os blogs que fazem parte dessa ação, cada um com dicas de passeio nas cidades dos autores!

Casal CalifórniaO blog Casal Califórnia, que adotou San Francisco como seu novo lar, traz 10 dicas de museus para todos os gostos, bolsos e idades!

O Melhor Mês do AnoO blog O Melhor Mês do Ano, que é da ZL paulistana (sem preconceitos, viu) traz 9 atrações imperdíveis no centro de São Paulo.

Fourtrip - O blog Fourtrip te prova que é possível conhecer 10  famosos pontos turísticos  do Rio de janeiro, sem gastar nada!

Destinos por onde andei...O blog conta para os leitores dicas de lugares imperdíveis na capital mineira. Afinal, BH é tudo de bom, uai!!!

Viagem de FugaVocê sabia que as 6 melhores sorveterias de São Paulo estão concentradas em único bairro? Vem se refrescar com a gente!

Atravessar FronteirasBrasília não é só o que você vê na TV. Somos uma cidade pulsante e aqui você vai conhecer programas fora do cartão postal.

Família ViagemSão Paulo é o paraíso da gastronomia e sair para comer é um dos grandes baratos da cidade. Veja alguns lugares que você precisa conhecer.

A Li na AlemanhaAachen na Alemanha, é uma cidade desconhecida para os turistas, mas com muita história para contar. Veja algumas atrações da cidade.

Vou pra Roma - O Blog VoupraRoma escolheu as 10 atrações que você não pode deixar de ver em Roma.

Viajando por AíSaia do circuito turistico  e conheça o Rio de outra maneira: 5 passeios diferentes no Rio de Janeiro!

#KariDesbravaVeja 10 dicas incríveis de lugares para desbravar no Rio de Janeiro!

Colecionando ÍmãsPalácio do Planalto? Procuradoria Geral da República? Itamaraty? As atrações de Brasília que você precisa conhecer para saber do que o William Bonner tá falando!

Viviendo en el México Mágico! coisas pra se fazer em San Luis Potosí - Mex!

Janela para o Mundo10 pontos turísticos bem interessantes de se conhecer no Rio de Janeiro. Alguns são mais famosos, outros são bem menos comuns nas listas das atrações do Rio e nem sempre conhecidos por muitos cariocas.

Me deixa ser turistaQue tal aproveitar um domingo de avenida Paulista aberta para os pedestres não só para pedalar e bater perna, mas também para curtir o que tem de mais legal por ali? 

Turista FulltimeA maioria dos brasileiros, quando visita a "Terra dos Tamancos", tem Amsterdã como destino principal. Se sobra algum tempo, vai visitar alguma outra cidade tipicamente holandesa. Uma pena: deixa de conhecer Haia, um centro cultural, político e econômico surpreendente!


Ligado em Viagem - Nós listamos 5 atrações turísticas em Karlsruhe (e Ettlingen) na Alemanha, que devem ser incluídas em qualquer roteiro de visita a esta cidade do sudoeste do estado de Baden-Württemberg.

A Casa na MalaAqui estão 8 motivos que fazem valer a pena conhecer Oviedo, uma cidade espanhola que parece saída de um conto de fadas, segundo o diretor de cinema Woody Allen.
Comentários
13 Comentários

13 comentários:

  1. Sou fã de carteirinha do Parque do Carmo, talvez por morar por muitos anos pertinho dele. Mas nas minhas idas à Paulista, o Parque Trianon tem sempre uma passadinha garantida.

    Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Gente , que vergonha e que arrependimento de não ter conhecido tudo isso! :/ Tenh que reverter essa situação já!!! Saludos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Guaciara, adoro passeios ao ar livre. Qdo for a São Paulo, farei esse roteiro. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Nunca parei para pensar na quantidade de parques que tem em SP... Já conheci alguns da lista quando morei em SP, mas hoje penso que deveria ter aproveitado muito mais!

    ResponderExcluir
  5. 110 ?????? que vergonhoso, morei 5 anos em Sampa e conheço apenas uns 5 parques ......
    Adorei as dicas!
    beijcas
    Li

    ResponderExcluir
  6. Eu ADORO parques! Sempre há muitas opções de ter dias felizes e em família neles! Essa listinha é valiosa!!

    ResponderExcluir
  7. Que seleção incrível! A cidade de São Paulo é maravilhosa e seu post comprova isso! Adorei!

    ResponderExcluir
  8. Só conheço o Ibirapuera e Trianon e não sabia que em SP havia outras opções. Guaci você é demais ! Adorei as dicas !

    ResponderExcluir
  9. Adoro parques, conheço alguns muito lindos pelo mundo, mas os de São Paulo parecem muito bonitos também. Quero conhecer alguns destes quando for a São Paulo. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  10. Os parques de São Paulo são mesmo incríveis!

    ResponderExcluir
  11. Muito bom esse post, precisamos mesmo dar valor para os parques em SP, e são lindos!! Bjooo

    ResponderExcluir
  12. E quem disse que São Paulo é cinza?? Muitos parques, hein! Sou doida pra conhecer o Ibirapuera. Bjin

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta que vamos adorar!