Viajar em período letivo com filhos na educação infantil - tem problema?

Aqui em casa temos duas crianças pequenas, que já frequentam a escola. Apesar de ainda estarem na educação infantil, já temos nossos medos e dúvidas sobre viajar ou não durante o período letivo, se vai atrapalhar o aprendizado deles, a adaptação e tudo mais.



O mais velho tem 5 anos. Desde sempre vai à escolinha (6 meses de idade) e sempre viajamos em maio ou agosto. Algumas vezes conseguimos dividir as férias em dois blocos de 15 dias. Às vezes tiramos os 30 dias de uma vez só e viajamos quase o período todo. Ele nunca teve problemas de adaptação no retorno, pelo contrário, voltava morrendo de saudade dos amigos.

Esse ano a coisa mudou de figura. Em junho ele mudou da escola que ia desde bebê (pequenina e com poucos alunos) para um colégio grande, com várias disciplinas, atividades e professores, tudo bem regrado. Claro que ele estranhou toda essa mudança, só de nome de professor para decorar foi um tempão! E aí viajamos o mês de agosto inteiro, ele ficou praticamente dois meses afastado de sua turma e professora (ele frequentou o curso de férias em julho, mas poucos colegas foram também) e quando voltou, surpresa! Chorou MUITO para entrar na escola! Estranhou tudo, deu um baile daqueles para entrar, foi péssimo... fora que voltou do primeiro dia de aula com um bloco de atividades atrasadas para ir fazendo aos poucos e voltar ao ritmo da turminha...

Já a caçula tem um aninho apenas. Vai à escolinha desde 1 ano e 3 meses. Como ela entrou na escolinha "maiorzinha", demorou uns dias para se adaptar, mas adaptou. Um mês depois de entrar na escola, viajamos por uma semana e isso atrapalhou muito... no retorno, ela chorou uns dias para entrar. Aí veio junho, tudo bem, adaptada e amando a escola. Julho, férias, nada de escola para ela. Agosto, um mês de férias viajando, nada de escola mais uma vez. Voltamos, volta às aulas depois de dois meses longe. E o medo dela não reconhecer nada? Por sorte, ou por carinho das professoras ou tudo junto ela não estranhou, ufa! Entrou feliz da vida! Ameaçou choramingar uns dias para entrar, mas logo desistia quando via a parede colorida da escola.

Moral da história: pela bebê nem tanto, mas pelo Arthur, que já está grandinho, estamos repensando nossas férias do ano que vem. O papai está tentando dividir as férias em dois blocos de 15 dias para não prejudicar tanto o aprendizado e rotina dos dois filhotes. Ano que vem ele vai para o último ano da educação infantil. Me parecia "besteira", que educação infantil é só brincar, mas que nada! Ano que vem ele começa a ser alfabetizado, não podemos marcar bobeira. E se ele não conseguir dividir, pegar os 30 dias de forma que prejudique o mínimo possível, tipo metade final de junho + metade inicial de julho (vamos ver se as passagens colaboram, já estamos nas pesquisas!).

E é isso! Daqui um ano e meio já não teremos mais tanta escolha, Arthur vai para o primeiro ano do fundamental e aí bye bye: férias só em janeiro e julho. Alta temporada, vem ni mim, rs!

Para ler nossos posts em outras blogagens, clique nos links abaixo, vamos adorar sua visita!

- Perrengues viajando em família
- Descobrindo o Brasil com crianças
- As 5 melhores viagens em família
- 9 parques que adoramos em São Paulo
- O que meus filhos aprenderam viajando


E aproveite para visitar outros blogs participantes, os posts estão muito bacanas!

1. Viagens que Sonhamos - Como conciliar viagens e ano letivo

2. Viajar hei - Como conciliar viagens e o ano letivo das crianças?

3. Vamos Por Aí - Como conciliar viagens e o ano letivo das crianças?

4. Diário de Viagem

5. Viajo com filhos - Como conciliar as viagens e a escola das crianças

6. Felipe, o pequeno viajante - Como conciliar a escola das crianças com as viagens da nossa família, a nossa experiência

7. Cantinho de Ná

8. Família Viagem - Como conciliar viagens e escola dos filhos

9. Viajando em Família - Como conciliar viagens e escola dos filhos

10. Do RS para o Mundo

11. De Primeira Viagem

12. TripBaby

13. Dicas da Rege

14. Trilhas e Cantos

15. Andreza Dica e Indica

16. O Rei do Hotel

17. Ases a Bordo

18. No Mundo com a Gente

19. Ferinhas Viajantes

20. Vem pro Parque

21. Malas e Panelas - 5 Dicas para conciliar escola e viagem e não ter stress

22. Para a Disney e Além - O desafio de viajar com criança em época de aula

23. Descansa na Volta - Como conciliar viagens e escola - Nossa teoria da resistência

24. Roteiro Renatours - Blogagem Coletiva: Como conciliar viagens e ano letivo

25. Espelho de Si

26. Gosto e Pronto

27. Vem que Te Conto!
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Aqui ainda estamos na educacao infantil, mas acho importante o planejamento e que isso seja legal para os pequenos, pq no retorno são eles quem mais sofrem. Beijao

    ResponderExcluir
  2. Guaciara, meu filho está no segundo ano da educação infantil. Não achei que faltar alguns dias de aula tenha prejudicado seu aprendizado. Acompanho de perto sua rotina, quando voltamos coloco ele para fazer toda a matéria perdida. Talvez se você se programar para viajar perto dos feriados não tenha tanto impacto no aprendizado dele.Boa sorte!

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta que vamos adorar!