Exposição "ComCiência", no CCBB/SP

A exposição da artista plástica australiana Patricia Piccinini, que estava no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) de São Paulo, é bem chocante a primeira vista, algumas obras chegam a ser assustadoras. Mas depois de alguns minutos observando as obras, começamos a ver tudo com outros olhos. As obras são super realistas, feitas em silicone, com pelos de animais e cabelos humanos verdadeiros, o que dá mais realismo ainda às peças.

Criatura amamentando um bebê humano

Criatura interagindo com criança humana

A exposição retrata como seria um mundo em que criaturas pudessem conviver com humanos. Um monstro humanoide responsável pela função de amamentar? Ou outro responsável pelo cuidado de uma criança? 

Menino sobre pilha de cadeiras, visto de um ângulo...

...e visto de outro ângulo

Quando cheguei com minha mãe e minha bebê na exposição, nos assustamos! Logo na primeira sala, esculturas um tanto estranhas, cheias de cabelos. Conforme fomos caminhando pelos andares, as esculturas foram ganhando formas humanas, misturadas com outras espécies de animais. No térreo, uma mensagem do curador explica a exposição e já avisa: ou você vai gostar ou vai detestar, não tem meio termo.

Rafa tocando um bebê humanoide

Mesmo surpreendidas no início, gostamos da exposição, que nos fez pensar. Algumas das obras envolvem monstros e criaturas assustadoras, com chifres, brincando e abraçando crianças. Numa das obras, lemos outra mensagem, o quanto as crianças são puras. Mesmo a criatura que a observa e a cuida sendo feia ou assustadora, a criança não teme, não segrega ou rejeita. Ela aceita o carinho e a amizade do amigo monstro. Ficou o recado, nós tornamos as crianças em adultos preconceituosos... bom pra pensar, né?

Infelizmente, a exposição em São Paulo acabou ontem, demorei para ir e para fazer o post, falha minha =(. Pensei que ela fosse ser prorrogada. Espero que seja apresentada em outra cidade do Brasil!
Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. olha que interessante e nos faz pensar :: e se não fossemos os unicos habitantes do planeta? E uma maneura sutil (ou não) de lidar com o pré- conceito ... pq não uma "cratura" não poderia cuidar de uma criança?
    Adorei, fez pensar.
    Beijocas
    Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também pensei bastante com essa exposição, no começo achei uma maluquice, mas depois vi com outros olhos. Bjs!!

      Excluir
  2. Eu queria muito ter ido nesta exposição, mas sempre algum imprevisto me tirava do caminho dela!
    Adorei ter tido a oportunidade de visitá-la pelo menos um pouquinho aqui pelo seu post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Simone! Espero realmente que mandem a exposição para outra cidade aqui no BR, porque é interessante! Bjs!

      Excluir
  3. Nossa, na foto do menino na pilha de cadeiras, parece uma criança mesmo. Impressionante!! Adorei!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei muito impressionada mesmo com esse menino também!

      Excluir
  4. Seu blog está cheio, cheíssimo, de dicas culturais de primeira como essa. Parabéns. Abraços.

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta que vamos adorar!