Blogagem Coletiva - O Que Meus Filhos Aprenderam Viajando

O que meus filhos aprenderam viajando?

Banner da ação com filhos de vários blogueiros!


Aqui adoramos participar de blogagens coletivas e não íamos perder essa! Segue nossa colaboração e no final do post você vai encontrar links para os outros blogs, não deixe de visitar, tá? 

Bom, aqui em casa o ato de viajar é muito importante e faz parte da nossa rotina e planejamento, tanto financeiro quanto de disponibilidade.
Eu e meu marido crescemos num lar viajante, cada um de um jeito. Ele teve que morar em diferentes lugares por conta do trabalho do pai, morou inclusive em Tóquio, num país com cultura, idioma, gastronomia, hábitos, tudo muito diferente do Brasil. Com seus pais conheceu o Havaí, Guam, Venezuela e vários outros lugares. Ele conta muitas lembranças legais dessas experiências todas, como era a alimentação em tal lugar, como era passear em outro.
Eu viajei muito com meus pais, em especial com minha mãe e irmão. Tenho guardado na memória muitos passeios e paisagens que conheci com eles, adoro essas lembranças. Ver as fotos desses momentos todos é maravilhoso! Desbravei os Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba com meu pai, andando em ônibus clandestino caindo aos pedaços (com malas, porcos e galinhas no bagageiro!) e dormindo em pousadas de aparência duvidosa, rs, mas essa sem dúvida foi uma das melhores viagens da minha vida! Nunca comi tanta coisa diferente, falei tanto inglês (como tem gringo nessas bandas!) e vi tanta natureza linda ao mesmo tempo! Com minha mãe fui para vários cantos do Brasil desde pequena e lembro de tudo com muito carinho.
O tempo passou e me tornei mãe. Hoje sou mãe de dois e desde a gravidez do primeiro, sigo viajando e passeando muito com minha duplinha. Meu marido topa bem todo tipo de viagem, só não viaja mais porque não consegue tempo. Quando não estou com ele, minha mãe assume a parceria e caímos no mundo com minhas crias a tiracolo.
Rafaela tem só um ano, ainda não entende muito bem as coisas. Arthur está para fazer 5 anos e com ele a coisa já é diferente. Ele não só aproveita as viagens como aprende muito e guarda tudo na cabecinha dele, vira e mexe está lembrando de algum passeio e pedindo para voltar. As viagens que ele mais fala é a Disney e o "Feliz Natal" (Gramado, rs). 

Mas vamos à lista: o que meus filhos aprenderam viajando?

- Geografia: hoje meu filho sabe que mora em São Paulo, mas vive pedindo para ir ao Rio de Janeiro visitar a avó. Também fala que gosta de ir aos Estados Unidos, passear na Disney. Chama Gramado de Feliz Natal, mas está começando a chamar de Granado, rs. 

- O clima pode ser MUITO diferente: Arthur descobriu que a neve não é coisa de desenho animado, não, ela existe, é linda e muito fria! Entendeu que não existe só calor como na nossa querida São Paulo, rs!

Preparada para o frio

- Os diferentes tipos de transporte: Arthur sabe que pode ir para uma viagem de carro, de ônibus, de avião e de navio. Ainda não viajou de trem, mas tem vontade. Quando falo que vamos viajar, ele já pergunta " de carro ou de avião?"

- Que existem outros idiomas: claro que ele só fala português, rs, mas já entendeu que em outros países, as pessoas falarão outros idiomas. Sabe que nos Estados Unidos as pessoas falam "ingreis" e que os nossos vizinhos falam "daquele jeito diferente e engraçado". 

- Conhecem outras culinárias: essa é uma das partes mais legais. Em Campos do Jordão levamos as crianças para comer fondue num restaurante temático chamado Krokodilo. Lá, fizemos fondue de carne na pedra. Sempre que vamos a algum lugar que tem fondue, Arthur já dispara "ah, fazer carninha na pedra, igual no restaurante do jacaré!". Sacou que em Gramado vende muitos chocolates e que na Disney ele pode visitar o Rainforest Café ("o restaurante do vulcão, mamãe") e o Chef Mickey's (que ele amou tanto, mas tanto, que fala quase todo dia que queria tomar café lá e olha que faz quase um ano que fomos!). 

- Convivem com outras culturas, hábitos e paisagens: quando viajamos, as crianças percebem que as pessoas podem se vestir de forma diferente, seja hábito, seja pelo clima. Arthur estranhou bastante quando fomos à Gramado e lá ele tinha que usar touca, luvas, cachecol e tênis (já que vive de Crocs!). Conhecem outras crianças de outros locais e que falam inclusive outros idiomas. E claro, conseguem brincar numa boa, a inocência e praticidade das crianças é perfeita! Reparam nos prédios, na vegetação, inclusive muito mais que nós, adultos. Hoje mesmo, estávamos em Águas de São Pedro/SP e Arthur apontou para mim uma trepadeira gigante enrolada num banco de praça! Passamos por esse local tantas vezes e nunca tinha reparado! 

Halloween em Orlando, boo!

- Se tornam mais curiosos e aprendem in loco: Arthur ama dinossauros, animais, esqueletos e cia. Ele assiste desenhos e compramos alguns livros bem ilustrados para ele. Quando ele vai a algum lugar e vê pessoalmente o que o livro mostrou, ele fica eufórico! Um esqueleto de dinossauro no Museu de História Natural de NY? Um tubarão no Sea World? Dar comida para uma zebra no Zoo de Buenos Aires? Pegar bolachas do mar nas praias do Brasil? Ele amou tudo isso e vira e mexe está falando sobre para nós e para os amigos! 


- Que viajar é um dos motivos que justifica trabalhar: ele achava que dinheiro era uma coisa "mágica" que vivia no cartão da gente. Hoje entende o porque adultos acordam cedo e passam boa parte do dia fora de casa, para trabalhar, ganhar dinheiro, para comprar as coisas da casa e para passear (é a resposta dele!). Entendeu que para viajar, precisamos de dinheiro e que por isso precisamos trabalhar.


E essa é nossa lista, gostou? Se sim, aproveita para conferir os posts dos outros blogs participantes!
Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkk ele entendeu o significado de TRABALHO!!!!!!!!!!!!!! kkk muito boa

    ResponderExcluir
  2. Carinnha na pedra é um ótimo programa pra crianças! Não concordo com quem acha que fondue não é coisa pros pequenos. Pode haver coisa mais educativa do que cozinhar a própria comida (e ainda terminar com chocolate, se for rodízio?).
    :)
    Adorei. Bjs!
    Lu (@vouviajar)

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Guaciara
    Os pequenos tem uma evolução rápida com as viagens..sobre diversos assuntos...isso é D+...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Incrível como guardamos na memória viagens com nossos pais, não é mesmo? Acho que iremos deixar grandes lembranças para os nossos filhos. Adorei o post. Abç. Su

    ResponderExcluir
  5. Eles aprendem tudo, podendo apresentar outras culturas a eles é um privilegio né? Eles aprendem muito mais.. inclusive que o trabalho que pode proporcionar esses passeios deliciosos. ;)

    Bjs Line (Por aí com os Pires)

    ResponderExcluir
  6. Você tem ótimas lembranças na bagagem e está proporcionando o mesmo!!! Pensa no futuro, o quanto ele vai amar lembrar de tudo isso.... Um bj :)

    ResponderExcluir
  7. Muito verdade essa parte de entender o valor do trabalho. A Andressa até me manda trabalhar mais pra poder viajar mais. Quem tem uma filha assim, precisa de patrão?!rs

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post!
    Minhas filhas também tinham loucura pra fazer uma viagem de trem e ficaram eufóricas quando fomos pra Morretes (PR) de Litorina!

    ResponderExcluir
  9. Gostei da maneira como iniciou o texto, contando da sua experiência, das boas recordações vividas quando você viajava com os seus pais. São lembranças para toda a vida, que ninguém jamais poderá tirar de nós! Continue viajando e deixando marcas boas na vida do seu filho. Parabéns pelo post, abraços!

    ResponderExcluir
  10. Fantástica a questão do significado de trabalho!!! Adorei. Também tenho um Arthur :).

    ResponderExcluir
  11. Muito legal o aprendizado de que dinheiro não é uma mágica. Acho bem bacana para as crianças aprenderem a dar valor desde pequenos para nossos esforços e para as coisas do dia a dia também!! Parabéns!!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. "Viajar é um dos motivos que justifica trabalhar"! Esse é o lema da minha vida! Parabéns pelo post, com bastante conhecimento de causa por serem viajantes de longa data, levando os filhos pelo mesmo caminho. Abraços, Carlos.

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta que vamos adorar!