Festa Italiana de Nossa Senhora de Casaluce, em São Paulo, por Ana Carolina Gonçalves

Olá!

Você já ouviu falar da festa de Nossa Senhora de Casaluce? É uma festa italiana típica que acontece no bairro do Brás, centro de São Paulo, desde 1900! Faz a linha das festas de São Vito, Acherupita, San Gennaro, famosas festas italianas de rua, com pratos típicos, shows musicais, brincadeiras para as crianças. Cresci indo na festa de Casaluce, que acontece na rua de trás do prédio em que vivi quase trinta anos!

Dados da festa
O que é: festa típica italiana, com comes, bebes e shows
Onde: na rua Caetano Pinto, no Brás. Próximo a estação Brás de trem e metrô
Quando: esse é o último fim de semana! Funciona a noite, a partir das 18h


A Ana Carolina, amiga que é adoradora do comer bem, estudante de Cozinha e "eatalyana" (funcionária do Eataly SP!) é moradora do Brás e foi lá conferir a festa, voltou para contar os detalhes pra gente!


A festa, fogazza e antepasto (crédito de imagem para a própria Ana Carolina)


"Há quatro anos compareço ao menos uma vez à Festa de Casaluce, que anteriormente estava um pouco abandonada tanto por voluntários, quanto visitantes. Este ano, surpreendida pelo novo patrocínio e mais opções de barracas, fiquei até em dúvida do comer e por onde começar! Passei por todas as barracas duas vezes para tentar me decidir. A de doce então, um mais lindo e possivelmente mais gostoso que o outro. Este ano comecei por um ante pasti delicioso de berinjela com um pouco de sardela, acompanhados por fatias de pão italiano, de comer de joelhos, servido por mamas. Delicioso, valeu os R$10 a porção de mais ou menos 200 a 300 gramas. 

A fogazza, montada e frita ali na sua frente, de um único sabor (queijo com tomate), sai por R$8. Estava muito satisfeita já, mas a gula pediu mais e finalizei com um canoli. 

Recomendo a Casaluce por ser mais tranquila que as outras festas italianas, sem empurra empurra e filas de horas por cada refeição. Aconselho ir com calçados confortáveis caso seu objetivo não for o salão (que tem capacidade para 250 pessoas, com ingresso cobrado à parte). Vá com roupas quentinhas, já que está friozinho. Lá tem vinho quente para ajudar a esquentar. 

Para as crianças, tem um escorrega inflável, pula pula e jogos em algumas barracas.

Sorria e agradeça, as pessoas que estão ali servindo, são todas voluntárias, estão ali disponibilizando seu tempo para ajudar. Seja paciente também, pois os voluntários levam as preparações aos poucos para as barracas, então acabou, eles correm para pegar mais e poder ser que você aguarde mais um pouco na fila. Mas vale a pena!

Na entrada da festa tem ambulância, CET e policiamento, deixando o passeio mais tranquilo. Mas tome cuidado com as ruas adjacentes caso vá de carro ou vá caminhando até o metrô Brás (fica pertinho), pois tem ruas ermas e escuras.

Ah, na festa são aceitos cartões, mas como o sinal das maquininhas é instável, leve sempre um dinheiro trocado para não ser pego de surpresa.

PS: #ficaadica, sei que a fome é grande e a vontade também, mas aguarde um pouco antes de morder a fogazza, ela vem super quente! Dica de quem já se queimou, rs!"


E é isso, espero que tenham gostado e aproveitem o último fim de semana da tradicional festa italiana de Casaluce, no Brás! Obrigada, Ana, pela dica! E obrigada pela visita!
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Nada legal esse tipo de post, quero comer tudo, fico super com fome!!! rs Eu se morasse por aí nao perderia por nada nesse mundo. Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal essas comemorações terem espaço e voltarem com força. Comida italiana é deliciosa. Que bacana o trabalho dos voluntários e você chamar atenção pra que as pessoas reconheçam essa disponibilidade.

    ResponderExcluir
  3. Gente que delícia. Deu água na boca!!
    Beijos

    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
  4. Uhm... que tentação! Adoro estas festa de rua!!
    Pena que só vi agora, senão ia baixar por lá!!

    ResponderExcluir
  5. Maldade fazer isso com a gente! Fiquei com a maior fome aqui! kkkk

    Beijo,

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta que vamos adorar!