Meu filho me dá (muito!) trabalho nas viagens

Fiz esse post para desabafar e consolar pais que, como eu, amam viajar, mas tem filhos levados que só! 

Quando leio posts dos colegas blogueiros, na maioria das vezes, vejo o pessoal relatar o quanto os filhos gostam de viajar. Tem horas que me sinto alienígena, a mãe do menino que só faz bagunça! Existem até blogs focados nas viagens de determinada criança, tipo o da querida Renata, o Maria Aqui e Ali (gente, eu adoro esse blog, vale a visita!). 

Eu tenho dois filhos, um menino de quase 5 anos e uma menina de 1. A bebê dá trabalhos típicos da idade: corre, brinca, não tem juízo nenhum, por isso não podemos desgrudar o olho. Não dá trabalho tipo birra (ainda, rs), o trabalho é mais físico mesmo, correr atrás, carregar no colo para subir uma escada ou quando tira uma soneca. Meu mais velho parece que chegou numa adolescência precoce, não quer mais passear, logo quer ir embora, faz umas birras sem pé nem cabeça. Sei que ele é pequeno ainda, que deve ficar cansado e esse é o jeito dele demonstrar suas emoções, além de estar se adaptando à chegada da irmãzinha e ter um pouco de ciúme. Mas que é cansativo mentalmente, isso é!

Mas tudo não está perdido, meu filho AMA a Disney e pede sempre para voltar (de bobo não tem nada, né, Brasil?). Quando vamos em família para Orlando, ele fica quase que o tempo todo um amor e curtindo tudo! Em outubro do ano passado fomos antes do meu marido, fiquei dois dias praticamente sozinha com os dois e ele se comportou bem. Depois, mesmo com meu marido junto, fizemos alguns passeios a sós (eu, ele e a irmã) e ele teve um comportamento exemplar! Fomos ao Magic Kingdom e ao Legoland só nós três e ele me ajudou MUITO! Empurrou carrinho, me ajudou com a mochila, não saiu de perto de mim.

Como estou em casa por uns tempos para cuidar mais dos pequenos, estou com uma disponibilidade maior para viajar. Meu marido não consegue me acompanhar e eu acabo indo com a minha mãe e percebemos que o pai faz muita, mas muita falta para ele nas viagens. Ele sente saudade do pai e obedece mais o pai, então essa combinação resulta num stress danado. As últimas viagens que fizemos sem meu marido foram ótimas, a gente passeou muito, comeu bem, mas meu filho fez muitas birras, deu muito trabalho mesmo. Percebi que foi frustrante pra ele e para nós... ele não tinha tanta vontade de passear e tivemos que moldar totalmente a viagem a ele. Sei que quando viajamos com crianças não podemos fazer todo tipo de programa e passeio, mas ele geralmente tolera alguma coisa "chata" para criança. Ultimamente não tem sido assim, infelizmente.

Por isso, resolvi continuar passeando e viajando, mas mais quando meu marido tiver oportunidade de ir conosco, para ajudar a cuidar e dar atenção para nosso pequeno adolescente. Voltamos de uma viagem essa semana que foi um misto de maravilhosa com exaustiva por conta do mau comportamento dele e isso me fez repensar muitas coisas. Ele é a criança e eu sou a adulta. Ele é meu filho, precisa do meu bom senso e discernimento. E eu percebi que não fez bem a ele impor uma viagem sem o pai e fim. Sei que ele é pequeno e tem que me "obedecer", me respeitar. Mas também devo respeitar os sentimentos e vontades dele, dependendo do motivo. E ficar longe do pai uma semana não fez bem pra ele, ele sofreu e não foi legal.

Continuarei com as viagens com meus filhos e minha mãe, mas com menor duração. Combinamos de ir em viagens de fim de semana apenas, até sentirmos que dá para investir em algo mais longo. Ano passado fui com minha mãe e os filhos para NY e foi fantástico! E olha que só fizemos coisas "chatas", museus, Empire State, restaurantes, muita andança pelas ruas. Me dá arrepio só de pensar em fazer isso atualmente, acho que ele enlouquece nós duas, hahaha!

E que essa fase melhore e que ele cresça e não fique como meu irmão, que dá um braço para ficar em casa, detesta viajar (vou fazer até promessa nesse caso, rs!).

Alguém se identificou ou fui premiada mesmo, rs?
Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. hahahaha, que legal! A primeira vez que fiz uma viagem grande com a Helô, foi pra 25 dias na Disney! E eu sou daquelas que vou antes do horário e sou a última a sair. Ela tinha 4 anos. Menina, jurei que nunca mais sairia de casa, esperaria ela completar 18 anos!!!! kkkkkk Mas depois dessa, ela foi em todas e SIM da trabalho! Mas ela adora. Eu só não tive coragem de leva-la a Europa ainda, mas, do ano que vem não passa! Beijos e não, vc não é um ET.

    ResponderExcluir
  2. Admiro muito mães como você que não enlouquecem (tanto assim) com as crianças... Ainda não me sinto pronta pra passar por isso... hahaha...

    ResponderExcluir
  3. Ai, que fase né. Mas vou fazer promessa junto com você pra ele não ser desses que não gosta de viajar. Meu marido e assim e - vou te contar - é um saco!

    ResponderExcluir
  4. muito dificil esse equilíbrio entre respeitar a criança e dar limites,entre exigir algo ou adequar. é um exercício constante,uma reflexão constante e um aprendizado tb. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, acho que você foi premiada com um filho inteligente que não se diverte com pouca coisa ou atrações muito infantis. Sou mãe de um filho de 21 anos que nos deu muito trabalho na infância em relação à vida fora de casa. Tanto na escola (éramos chamados toda semana pela psicóloga), quanto na nossa vida social, era o maior trabalho e canseira. Meu marido chegou a perder o sono por causa disso, chegamos a levá-lo ao neurologista por indicação da escola, e assim fizemos. O primeiro médico receitou um medicamento para hiperatividade que ele chegou a tomar durante mais ou menos um ano, depois levamos em um segundo que simplesmente nos chamou e disse: - O filho de vocês não precisa de nenhum medicamento, ele só é levado. Pronto, era o que precisávamos prá gente desencanar. Hoje ele é um jovem maravilhoso, nunca se envolveu com drogas nem álcool, humano e muito companheiro dos amigos e da namorada. Viaja muito conosco e vai estudar durante 6 meses na Itália a partir de setembro/16, estuda Arquitetura e Urbanismo na PUC Minas. Resumindo o que não consegui resumir até agora, parecia um caso perdido, no entanto, só era uma criança inteligente e levada, que precisou crescer um pouco mais para ter a compreensão das coisas. Muita paciência e amor com ele, os resultados aparecerão com o passar do tempo, invista nele, pois me parece uma criança muito esperta e inteligente. Desculpe o tamanho do comentário, mas precisava falar um pouco da minha história para te confortar e te dizer que as coisas vão se ajeitando à medida que crescem. Grande beijo de uma ex-mãe desesperada, rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Guaci, amei seu post. Minha filha também é super levada, ligada em 220 volts e, nas viagens, ela não é diferente. Também está em uma adolescência precoce e tem argumentos pra tudo. Mas viajar em família é bom demais, mesmo assim. Porque agimos como agimos em casa. Agora, você tem toda razão em relação a não deixar o pequeno longe do pai tanto tempo se ele não se sente à vontade. Tem de funcionar pra todo mundo pra valer a pena! Um beijo grande! :)

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta que vamos adorar!