Passeiorama Entrevista - Blog Viajante em Tempo Integral, por Érica França

Hoje o Passeiorama tem o prazer de apresentar nossa primeira entrevista com uma convidada super especial: a Érica França, do blog Viajante em Tempo Integral. Espero que gostem, ela é uma querida e o blog dela é muito bacana! 


Passeiorama: Erica, antes de tudo, me fala um pouco de você?

Érica França: Meu nome é Érica França, sou jornalista desde 2003 e já atuei em áreas diversas do Jornalismo. Sempre amei viajar e, em 2008, editei uma revista regional de turismo. Em 2010, criei o Viajante em Tempo Integral para dar vazão ao assunto que mais amo, que é viajar, falar de viagem, discutir viagem, trocar informações sobre o assunto.
O blog foi crescendo com o crescimento da família. Em 2012, nasceu a Carol e, desde então, viajamos em família, com nossa pequena mochileira. Passando por perrengues, situações novas e situações inusitadas, senti a vontade de dividir estas experiências. E percebo, cada vez mais, que as famílias querem viajar com seus filhos, não querem mais ficar em casa só porque têm bebês ou crianças pequenas, sentem a necessidade de mostrar o mundo para as crianças. E é por isso que dividimos as experiências, contamos o que funcionou ou não pra gente e, assim, a gente vai estimulando e fortalecendo esta comunidade de viajantes.


Passeiorama: E como surgiu a ideia de criar o Viajante em Tempo Integral?

Érica França: Como jornalista, minha paixão é escrever. E o assunto de que mais gosto de escrever e tratar são as viagens. Então, comecei a escrever para dar vazão a esta vontade. Com o tempo, fui percebendo que podia ajudar as pessoas com minhas dicas, vivências e experiências. E aí comecei a me dedicar mais, pensando mesmo na contribuição com o próximo.
Como mãe, isso ficou mais aguçado, pois percebo que várias famílias têm dúvidas na hora de viajar com os filhos. Dúvidas que já tive, mas que fui vencendo justamente com as viagens que fui realizando com minha filha pequena.


Passeiorama: Você viajava bastante antes da maternidade?

Érica França: Sim. Sempre viajei bastante. Não fiz muitas viagens longas, mas sempre tive este espírito curioso e aventureiro. Aquela máxima de “pelo menos uma vez ao ano vá a algum lugar onde nunca esteve” eu tento praticar semanalmente, rs. Então, de fim de semana, feriado, qualquer folga que eu tenha, tento visitar um lugar novo – pode ser na cidade em que eu more, nas proximidades, mas busco a novidade.
Sempre foi assim. Sempre gostei de acampar, ir para a natureza, conhecer lugares e coisas novas.


Passeiorama: E com a chegada da Carol? Como foram as mudanças em relação a viagens?

Érica França: Acredito que foram duas mudanças principais. A primeira se refere ao planejamento. Sem filhos, eu não me preocupava muito em planejar. Viajava sem seguro-viagem, ficava em hostels e não fazia exatamente uma grande pesquisa sobre o bairro, não lia centenas de reviews. Não me preocupava como seria a comida do lugar que eu visitaria. Com a Carol, isso mudou. Não viajo mais sem me lembrar do seguro viagem. Quando penso em localização, não quero apenas saber se o hotel ou apartamento é perto da atração ou do transporte público, mas se é um bairro agradável de se caminhar com criança, se é seguro, se não tem barulho e por aí vai.
E a segunda mudança foi em relação ao ritmo. Antes de termos crianças, fazíamos o maraturismo (termo muito bem cunhado pelo Riq Freire, do Viaje na Viagem): acordávamos, saíamos correndo para dar tempo de conhecer tudo, andávamos o dia todo, parávamos para comer só quando não tinha mais jeito. Tomávamos um banho (às vezes) e saíamos pra curtir à noite. Com criança, tuuuudo isso mudou. Agora, deixamos a Carol acordar no tempo dela. Passeamos calmamente. Não enchemos mais o dia de atrações, mas sim aproveitamos cada atração com calma e tranquilidade. Viajar com criança é viajar em modo flex, respeitar o tempo da criança, respeitar o máximo da rotina possível. Isso pode até soar chato, mas não é. Nós aprendemos a aproveitar muito mais cada momento, estar presente em cada segundo. Faz muita diferença. É um dos ganhos de se viajar com crianças.


Passeiorama: Qual foi a primeira viagem da Carol?

Érica França: O primeiro passeio, que eu eu considero uma pequena viagem, foi aos 2 meses para um hotel fazenda. Morávamos em Santos e fomos até Salesópolis em um hotel. Nosso objetivo era dar aquela respirada, sair de casa. Quando temos filho, o primeiro pelo menos, ficamos um tempo em casa, nos adaptando, e esta rotina inicial é bem estressante para muitas mães. Para mim foi, e este respiro foi importante.
A segunda viagem, aos 4 meses, foi para Curitiba, já de avião, uma viagem um pouco maior, porque passamos alguns dias na cidade. E aí começamos a aprender com erros e acertos como são feitas as viagens com crianças pequenas. E não paramos mais.


Passeiorama: Qual foi a viagem mais distante?

Érica França: Até o momento, a mais distante e também a mais longa foi pra Itália, há dois anos. Ela tinha dois anos e ficamos mais de 20 dias por lá. Foi uma viagem incrível, eu faria tudo de novo. Foi muito bom realizar este sonho tendo ela conosco. Ela curtiu cada momento, nós todos curtimos cada momento em família. E o interessante é que nossas melhores memórias não são do Coliseu, do Fórum Romano ou da Galleria Uffizi, em Florença, mas sim da pracinha e do parquinho em Siena, da Carol brincando com as amiguinhas no parque da Villa Borghese. Viajando com criança, a gente enxerga o mundo com os olhos deles e eles veem coisas bem mais bonitas do que nós estamos acostumados a ver.


Passeiorama: Você já deixou de fazer alguma viagem por achar inadequada para a pequena?

Érica França: Ainda não. Talvez eu deixasse. Se eu não me sentisse segura o suficiente para ir a um destino com ela, eu mudaria o destino. Acredito que devamos ter isso em mente: a gente faz aquilo que a gente dá conta, com o que a gente lida bem. Se uma mãe me diz que tem medo de viajar de avião com o filho pequeno, digo pra não ir, então. Se tem medo de ir a um destino que seja mais distante ou “não adequado” a crianças, ok. Eu não acredito que exista lugar “para criança” e lugar que não seja adequado para os pequenos. Mas acredito que todas nós sabemos de nossas limitações, daquilo que nos deixa segura, do que nos dá medo, pânico, o que nos dá prazer. E temos de seguir nosso coração sempre, inclusive no assunto viagem com crianças. Mas longe ou perto, de navio, avião, carro ou ônibus, para hotel ou casa dos amigos, meu conselho é que pais e mães passeiem e viajem com seus filhos. É uma experiência emocionante, que fortalece os laços, contribui com o desenvolvimento. É riquíssimo.


Passeiorama: Ah, qual foi sua viagem em família preferida?

Érica França: Dizem que a melhor viagem é sempre a próxima né. Mas, para mim, todas as viagens foram ótimas, cada uma à sua maneira.
A Carol andou pela primeira vez em São João Del Rei. Tomou os primeiros vários sorvetes de morango na Itália. Tomou o primeiro banho de mar no Rio de Janeiro...todos estes momentos são muito marcantes e fazem de todos os passeios muito especiais.


E aqui termina nossa primeira entrevista, que me deu o maior orgulho de ler e poder contar com a participação dessa querida da Érica! Obrigada pelas respostas, foi uma honra te ter por aqui! 
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Sem dúvida alguma os filhos mudam totalmente nossa "cabeça" e nossas vidas. Tudo começa a girar em torno deles. O melhor de tudo isso, é que a companhia deles se torna indispensável. Viajar sem eles não tem graça. Adorei.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Adoro o Viajante em Tempo Integral!!!
    Sempre bom ler outros relatos de mães que gostam de cair no mundo levando seus filhotes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que legal, adoro saber mais sobre os colegas blogueiros!

    Clau
    @AsPasseadeiras

    ResponderExcluir
  4. Guaciara, achei muito bacana a entrevista! Também gosto muito do trabalho da Erica e foi legal conhecê-la um pouco melhor!

    ResponderExcluir
  5. Adoro essas entrevistas pois assim posso conhecer mais sobre as blogamigas! Parabéns pela iniciativa. Beijo

    ResponderExcluir

Gostou? Comenta que vamos adorar!